Geralmente os bebês (principalmente os recém-nascidos) choram desesperadamente ao tomar banho e nos perguntamos muitas vezes o por que disso, já que a água está em uma temperatura agradável e a mamãe banha com muito carinho.
Na gestação o bebê fica no útero, envolvido por uma bolsa com líquido amniótico, onde sente-se protegido e bem embalado.
Após o nascimento ele não se dá conta de que está do lado de fora da barriga da mamãe, então toda sensação de que ele tenha um grande espaço a sua volta, que não se parece com a sensação uterina, onde era "apertadinho", o-faz sentir-se em perigo e desamparado, causando total estranhamento do ambiente em que se encontra.
Para que essa transição de "vida-dentro" para "vida-fora" do útero, seja menos difícil e mais humanizada, foram inventados os banhos "humanizados", chamo de humanizado, porque é uma maneira de respeitar com carinho e amor a nova adaptação do bebê da vida dele aqui do "lado de fora" e de reproduzir a sensação uterina, onde ele se sentia seguro e "em casa".
É simples e sem custo além daqueles que já tivemos nas compras de utensílios para o bebê.
Você vai precisar de:
- 1 Fralda de pano
- 1 Banheira ou Balde (ofurô)
- Água morna
- Sabonete
- 1 Banheira ou Balde (ofurô)
- Água morna
- Sabonete
Primeiramente, independente da idade do bebê, converse com ele, avisando que é hora de tomar um banho gostoso que será relaxante, assim como era na barriguinha da mamãe, diga a ele que você vai tirar a roupinha dele (pois isso também é estranho para o bebê, já que nunca tinha usado sequer uma meia no útero, quem dirá roupas, verdade?).
Avisar ao bebê é uma maneira de deixá-lo seguro com a próxima atividade que será "o banho", afinal esses costumes aqui do "lado de fora" podem ser prazerosos desde que os bebês se sintam seguros e que não sejam "pegos de surpresa".
Após isso, envolva o bebê na fralda de pano, assim como se faz o famoso "charutinho com o cobertorzinho.
Depois coloque o bebê na banheira delicadamente (avise-o que agora vai colocá-lo na água), molhe toda a fralda durante o banho, para que ela fique aderida ao corpo do bebê e reproduza a sensação uterina da bolsa colada a seu corpinho.
Enquanto isso delicadamente passe sua mão por baixo da fralda e vá lavando o bebezinho com um pouco de sabonete na mão e depois enxague-o assim também.
Antes de tirá-lo da água, avise-o novamente que agora acabou o banho gostoso, tire a fralda, deixe na banheira e enrole-o na toalhinha.
No balde de ofurô, pode-se usar o mesmo procedimento que este explicado acima (pode ser qualquer baldinho, desde que bem higienizado e separado somente para este fim).
Você pode também tomar banho com seu bebê no chuveiro, mas neste caso deixe para quando ele estiver com pouco mais de 1 mês, pois será mais seguro e também você precisará da ajuda de mais alguém para te ajudar na saída do banho.
Todos os banhos podem ser utilizados em qualquer idade, desde que a criança caiba dentro da banheira ou do balde.
Deixo esse vídeo ensinando os banhos para você usar como modelo, espero que goste.
Bom banho para seu bebê!!!
Bjsss e até a próxima publicação.
Participe de nosso Grupo no Facebook:http://goo.gl/H4SMOy
Inscreva-se em nosso canal no Youtube: http://goo.gl/bcyIdjcologiaemamaes