O bebê humano é o mais dependente da classe de mamíferos, pois devido a evolução seu cérebro cresce de tal forma que ficaria inviàvel mantê-lo no útero por mais 3 meses, já que isso ocasionaria a impossibilidade do nascimento, pois sua cabeça não passaria na pelve da mulher.
Por isso os 3 primeiros meses após o nascimento é chamado de "Extero Gestação", ou seja, o bebê continua se desenvolvendo como se estivesse no útero, ele não se dá conta de seu nascimento e por isso necessita estar sempre em contato com a mamãe, recebendo colinho, carinho, amor e muito leite materno.
No primeiro mês a mulher passa pelo período do puerpério (como dito no post anterior), por conta de todas as mudanças é um momento muito cansativo para a mulher, mas não se assuste, pois o bebê ainda é muito jovenzinho, por isso ele vai passar a maior parte do tempo dormindo, sendo a mamãe responsável por alimentá-lo , por cuidar de sua higiene e por dar colo, calor e carinho. Algumas dicas para curtir esse momento e auxiliar o desenvolvimento de seu bebê é, enrolar ele como um charutinho em uma cobertinha ou cueiro, dar banho de baldinho (tipo ofurô), colocá-lo em um wrap sling e fazer "canguru" durante o dia, dormir com ele ao seu lado ou no mesmo quarto e dar leite materno em livre demanda.
No segundo mês, quando a mamãe já está exausta da rotina que vem ocorrendo, o bebê passa a recompensá-la com o primeiro sorriso e até arrisca um balbucio, aquele que já não é mais por reflexo e sim para você, pois já reconhece seu rosto e é capaz de presenteá-la por toda sua dedicação, carinho e amor que ele tem recebido de ti. As dicas para essa fase são as mesmas anteriores, mas agora passe a conversar mais com seu bebê, deixe o papai também estimulá-lo brincado e conversando, isso poderá a auxiliar o recomhecimento de que existe mais alguém além dele mesmo e da mamãe.
No terceiro mês o bebê já está muito habilidoso na arte de sorrir e balbuciar, começa a colocar a mão na boca, parece até que quer chupar dedo, mas na realidade o bebê só está aprendendo a habilidade de se acalmar sozinho, de mostrar que está c fome e de reconhecer que tem mãos e que além disso ele pode coordená-las levando a sua boca, por isso deixe sempre limpinhas as mãozinhas do bebê, não permita que beijem-a para evitar que levem bactérias a boca. E deixe seu bebê praticar essa nova habilidade, ofereça o seio sempre que isso acontecer, estudiosos informam que muitos deles deixam de chupar o dedo ou as mãos em no máximo até 2 anos, desde que ele sinta suas necessidades afetivas e físicas sempre atendidas. Além disso o bebê também pode começar a se esforçar para levantar o pescoço e o tronco e alguns deles ao final deste mês começam a rolar na cama se apoiando nos braços. Fique sempre de olho, evite usar andadores e objetos que tenham o mesmo princípio, já que pode ser perigoso e podem também comprometer o desenvolvimento natural de seu bebê.
Durante esses meses e marcos de desenvolvimento, você pode notar que seu bebê talvez fique mais dengoso, chorando mais, mamando mais ou mamando menos, enfim se descartado o caso de alguma doen, pode ser por conta dos saltos de desenvolvimento e crescimento, isso quer dizer que para o bebê é muito legal aprender novos comportamentos, mas também é assustador, afinal ele ainda está se dando conta que é um ser vivo que está fora da barriguinha da mamãe, portanto todas as vezes que seu bebê aprender uma nova habilidade, comemore com ele, mostre que está feliz, diga a ele que o ama e que está muito feliz por ele, beije, abrace, cheire, aconchegue e dê muuuito amor e carinho!!!
Lembre-se, VOCÊ É TUDO O QUE ELE TEM, É SEU PORTO SEGURO!!!
OBS: Cada bebê tem um desenvolvimento particular, por isso não estranhe caso o seu ainda não tenha começado a praticar alguma habilidade descrita aqui e sempre busque informar ao pediatra caso tenha alguma dúvida.
Participe de nosso Grupo no Facebook:http://goo.gl/H4SMOy
Inscreva-se em nosso canal no Youtube: http://goo.gl/bcyIdj