A pergunta mais feita ultimamente tem sido: Por que estamos ficando sem água??!!
Arrisco a dizer que nas redes sociais este é o tema mais comentado, desde piadas (chistes), comentarios religiosos de previsões e até os mais cultos possíveis.
Existem milhares de explicações para isso, seja de cunho científico até o político, mas deixemos essas para os especialistas no assunto.
Passei a me perguntar, Afinal de quem é a real culpa da falta de água? Que tenho a ver com isso?
Pois bem, me recordo de uma uma situação que vivi fora de nosso país, que enquanto Brasileira me faz sentir vergonha até hoje.
Após um almoço no restaurante, me dirigi até a lixeira para descartar o restante de comida que sobrou em meu prato. E a cada passo que dei em direção a lixeira, notei olhares de estranhamento das pessoas que ali estavam, uma senhora se aproximou de mim e disse:
-Mas isso é um desperdício!!! Por que não comeu tudo? Ou leve o que sobrou para sua casa!
Expliquei que estava satisfeita e não aguentava mais comer, disse que era turista, brasileira e que estava hospedada em um hotel. Ela então me respondeu o seguinte:
-Sim, brasileira, vocês (brasileiros) não sabem o que é viver em guerra, comem em variedade e o clima de seu país permite que tudo o que plante venha a nascer, por isso vivem desperdiçando.
Naquele momento saí em direção ao hotel, muito pensativa e envergonhada. Passei a comprar lanches e comer no hotel a fim de evitar outra situação constrangedora como aquela, visto que a quantidade de comida vendida nos pratos feitos dos restaurantes deles é em grande quantidade e não existe a opção de self-service ali.
Desde que iniciaram-se as medidas preventivas e avisos sobre a falta d'água na região sudeste do Brasil, passei a me recordar de outra situação, onde minha família recebeu uma africana em casa e ela ao ver como lavávamos as louças, comentou que era engraçado, pois pareciamos brincar com a água e que em seu país não faziam isso.
O que quero dizer com todas essas histórias é que realmente nós brasileiros urbanizados, principalmente das grandes cidades não temos em nosso repertório de comportamento o costume de economizar o que é necessário para nossa sobrevivência, já que nunca necessitamos disso (exceto estados que passam por secas ou fome). Por isso não acreditavamos que poderíamos passar por isso algum dia.
E cá estamos, necessitando economizar, porque o fato não é que vai faltar e sim que já está faltando. Sim, é assustador, sabemos o que devemos fazer, mas não é tão simples muito menos confortável adquirir novos comportamentos em uma situação como a que estamos vivendo.
O que você tem a ver com isso?!!!
Respondo, já dizia Darwin que os que sobrevivem não são os mais inteligentes, tampouco os mais fortes e sim aqueles que são adaptáveis as situações.
Aqui em casa umas das medidas foram guardar a água da lavagem de roupa e do banho do bebê para usarmos na descarga e na lavagem do quintal.
E você o que tem feito para economizar água???
Participe de nosso Grupo no Facebook:http://goo.gl/H4SMOy
Inscreva-se em nosso canal no Youtube: http://goo.gl/bcyIdj