Sabe aquela frase que diz que você só compreende a gravidade de uma doença quando ela acontece em sua casa?!
Pois é, estou vivendo essa realidade há 8 dias. Meu marido contraiu dengue e desde então tenho cuidado dele e acompanhado todo seu sofrimento quanto aos sintomas dessa doença terrível (e afortunadamente -se é que pode acreditar nisso- ele contraiu a dengue clássica que tem sintomas mais leves, não quero imaginar como são os da dengue hemorrágica).
Provavelmente foi picado e contaminado em seu trabalho, já que na região onde trabalha está localizado um dos focos de dengue em SP.
A questão é que além de ser uma doença grave que me deixa preocupada quanto ao estado de saúde de meu marido, também me deixa em alerta e com muito medo de meu bebê ser contaminado.
Pesquisei bastante sobre como evitar e repelir o mosquito. Vi informações dizendo que o único princípio ativo que repele o mosquito é a Icaridina, mas a única marca que utiliza isso em sua composição de repelente, não está dando conta da demanda de entregas e as drogarias não teem para vender.
Tenho usado repelente de tomada, observo se tem pernilongo em casa, quando acho tento matar ou espanto com um pano até que saia. Fecho a janela sempre antes de anoitecer. Deixo meu bebê sempre de calça e meia. E com um body de manga comprida.
Vi sobre uns repelentes naturais com cravo, álcool e óleo corporal, mas também li que cheiros ao invés de repelir, atraem o mosquito, pois funciona como o nosso "suor" que ativa o sensor do maldito mosquito. Por isso não utilizei desta opção até o momento. Espero encontrar em breve o repelente com icaridina, para usá-lo.
Enfim, por enquanto tenho cuidado e evitado a dengue dessa forma que citei e também como já fazia antes, sem deixar água parada em lugar nenhum, etc.
Cuidem-se, DENGUE É COISA SÉRIA, PODE MATAR, por usso ajudem a diminuir o foco deste maldito mosquito.
Lembrem-se que repelente pode causar alergia séria, por isso todo cuidado é pouco, leia sempre o rótulo dos repelentes e siga sempre recomendações médicas. Geralmente só se pode ser usado em bebê com no mínimo 6 meses de vida e não deve ser passado no rosto, nem nas mãos, pois eles levam a boca.
Os links abaixo contém informações importantes sobre a dengue, não deixem de ler:
http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/perguntas-e-respostas-dengue
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=969&sid=8
http://diariodebiologia.com/2008/03/o-que-acontece-quando-o-virus-da-dengue-ataca-nosso-organismo/#.VSISHhkijqA
http://www.tuasaude.com/sequelas-da-dengue/
Participe de nosso Grupo no Facebook:http://goo.gl/H4SMOy
Inscreva-se em nosso canal no Youtube: http://goo.gl/bcyIdj