Páginas

terça-feira, 27 de maio de 2014

Semana 24 de Gestação - Azia e Refluxo na gestação, porque temos?

Olá meninas, nessa semana tiveram muitas coisas diferentes acontecendo, dentre elas as duas mais consideráveis:

-Bebê fazendo ginástica olímpica
-Azia e Refluxo

Meu filhote está crescendo e tomando bastante espaço na minha pança, tem hora que ele se mexe e parece estar lutando artes marciais, não sei se ele se sente apertado lá dentro ou se o espaço está um pouquinho grande e ele aproveita para fazer atividades olímpicas... hehehehe

Acordei muito mal humorada um dia desses, porque eu não consegui dormir (e acredite o sono é muito importante pra mim) o bebê me chutou tanto, tanto, tanto, que eu tinha a sensação de que ele me escaparia pernas abaixo, fiquei até assustada, não sei o que acontecera lá dentro para ele estar tão inquieto. E pensei que isso já deve ser algum treinamento para o pós-parto, afinal pelos relatos que leio, ter um bebê recém-nascido, não é uma tarefa fácil, exige muita energia da mulher e poucas (ou quase nenhuma) noites de sono contínuas.

Já sei que tenho que evitar dormir do lado direito e de barriga para cima, porque isso faz com que as principais veias e artérias que passam em nosso corpo não sejam pressionadas diminuindo a circulação e o acesso ao oxigênio para mamãe e bebê, mas isso não adiantou, parece que o garoto só quer que eu fique em pé, porque aí sim eu fico tranquila, sem levar uns chutes na bexiga e umas porradas na costela.



Comecei a sentir com mais frequência azia com refluxo, ou seja, aquele liquido ácido que o estomago produz para digerir a comida (suco gástrico) tem voltado queimando meu estomago até chegar em minha garganta. Antes era mais simples, eu tomava água gelada e aliviava, mas agora tenho que tomar hidróxido de alumínio, receitado pelo meu médico, ele sugeriu tomar antes ou após a refeição, testei das duas maneiras e a melhor para mim foi após a refeição, para conseguir sentir menos mal estar, porque não resolve totalmente.

Os refluxos pioram quando eu deito para dormir, tenho que ficar inclinada para não piorar.

As azias e refluxos acontecem, porque o hormônio progesterona produzido por nosso organismo na gestação, faz com que os músculos  de nosso corpo fiquem "relaxados", isso para acomodar nosso bebê, mas ele atinge toda a musculatura de nosso organismo e também nosso intestino, estomago, etc. Fazendo com que eles fiquem mais "flácidos", por isso a digestão demora mais e acontece de alimentação "voltar" pelo mesmo caminho que entrou.

Além disso como eu disse no começo desse artigo, o bebê vai crescendo, consequentemente o útero também, isso faz com que o estomago seja comprimido (apertado) facilitando o esvaziamento do mesmo.

E aí mulherada, a comida volta mesmo, e volta com aquele ácido que o estomago já tinha liberado para  fazer a digestão e aí queima tudo e amarga tudo, porque o "troço" é azedo, amargo e queima sem dó!!!

Mas não pense que acabou por aqui, porque em minhas pesquisas vi que os relatos de mamães experientes no assunto indicam que no 3º trimestre tudo isso tende a piorar...

..."Pense no desespero que estou" .... kkkkkk

Enfim, tudo bem, quem está na chuva é para se molhar !!! O que temos para fazer é tentar minimizar os danos e as dicas são sempre diversas, tais como:

- Evitar comer, alimentos gordurosos, doces, cremes, chocolates, frutas ou sucos ácidos, bebidas gaseificadas, café, chá e álcool.

- Dividir a alimentação em pouca quantidade e mais vezes ao dia, mastigar corretamente os alimentos, não deitar após as refeições e elevar a cabeceira da cama (por exemplo,com um travesseiro mais inclinado e em uma posição mais sentada).

- Aliviar o estresse e as ansiedades do dia a dia também facilita na diminuição desses sintomas.

-Não tome medicações sem prescrição médica e caso os sintomas fiquem realmente insuportáveis procure seu médico.

Tenho comido bastante fruta, bastante messsssssmooooooooo, rsrsrsrs, e também massas, estou com loucura de comer massas. Isso também me ajudou na diminuição do refluxo. Já engordei até agora quase 12 kg, embora não pareça, mas engordei bem, enfim não me preocupo desde que esteja tudo bem com a minha saúde e consequentemente a do meu filhote.

Outra novidade dessa semana é que eu e meu marido começamos a reforma do quarto do bebê, que será dividido com a gente, por vários motivos que explicarei depois e com mais detalhes. E claro que vou dividir a dica com vocês e mostrar um pouquinho do antes, depois e resultado final.

Na semana 25 e 26 tenho Ultrassom Doppler e Teste de Glicemia para fazer, vou fazer um post para cada um deles explicado para que serve e como se realizam.

Enfim, grávidas lindas do meu coração, espero que tenham gostado da explicação e das dicas. Bjokasssss e até a próxima semana ;)


Participe de nosso Grupo no Facebook:http://goo.gl/H4SMOy
Inscreva-se em nosso canal no Youtube: http://goo.gl/bcyIdj



Sponsor