Devo fazer cama compartilhada? Devo dormir no quarto do bebê? Devo deixá-lo dormir na minha cama? Devo deixá-lo dormir sozinho para que se acostume? Etc, etc, etc... Essas são dúvidas que fazem voltas na cabeça de papais e mamães.
Se você está lendo isso, provavelmente está gestante e tem dúvidas / tem filhos e está com alguma dificuldade durante as noites de vocês e/ou é adepta em conhecer opiniões diversas.
Julgo importante considerar vários detalhes e pontos de vista, tanto científico, histórico, cultural e biológico. E para falar sobre isso, nada melhor que ouvir o que tem a dizer o Pediatra Carlos González, que é Espanhol, apoiador do aleitamento materno e criação com apego, por isso farei a tradução e adaptação de algumas partes de uma entrevista que ele concedeu á "Red de salud" na Argentina.
É importante que o bebê se acostume a dormir sozinho ou perto de seus pais?
Do ponto de vista estritamente "médico", se recomenda que nos 6 primeiros meses o bebê durma no quarto de seus pais, porque é provado que se o bebê dorme em outro quarto antes dos 6 primeiros meses aumentam os riscos de morte súbita. A partir dos 6 meses, nós pediatras, já não temos nada do que dizer, isso será uma decisão da família.
Onde podem dormir os bebês?
Podem dormir na cama com os papais.
Em um berço ao lado da cama dos papais, podem dormir em outro quarto, podem ir de um lado a outro, podem começar aqui e terminar lá.
O papai pode ir no outro quarto, a mamãe pode ir e se deitar ao lado do bebê e depois que ele dormir voltar á sua cama.
A mamãe pode ficar na cama com o bebê, no quarto do bebê. Enfim, há muitas combinações!!!
O importante é que cada família saiba que tem o direito a fazer o que melhor lhe funcionar e a mudar, caso o que faça não esteja funcionando.
"O mês passado estava muito bem assim, porém agora acontece que o bebê chora, que não pode dormir tranquilo e é melhor de outra forma." (se isso acontecer, ok, está tudo bem!)
Carlos González, explica que as mamães que fumam, é recomendado que o bebê durma os 3 primeiros meses em sua cama ao lado da mamãe, pois mesmo em um berço no mesmo quarto, pode se aumentar os riscos de morte súbita.
O que acontece com o bebê que acorda a cada hora, que chora e que não encontra consolo e que tem uma mamãe que também tem necessidades biológicas, como "dormir"?
Pois, esses bebês receberam um nome especial na medicina que se chama: "bebês normais" !!! É bom pôr nome as coisas, para que sejam mais fáceis de ser lembradas (risos)!!!
A questão é que o momento em que os bebês vão dormir mais horas acontecem por volta dos 3 meses. E a partir dos 4 meses começam a acordar em média a cada 1h30m, talvez no máximo a cada 4 horas. Porque estão se tornando independentes, é dizer que o recém nascido depende tanto da mamãe, que ela é quem deve ver como está o bebê.
Existem mães que me perguntam: - Dr. tenho que usar um despertador para ver meu bebê?
E lhe digo: -Não se preocupe!!!
E aos 4 meses ela me diz: -Mas, meu bebê já se desperta!!!
Bem, assim é, já não necessita acordá-lo. Ou seja, você pode dormir com tranquilidade, que seu bebê vai avisar de acordo as suas necessidades.
(Se o bebê dorme em outro quarto é possível trazê-lo para perto, pois o sono pode melhorar e a mamãe descansar mais)
Quando o bebê chora significa que precisa da mamãe?
Quando o bebê chora, necessita que se faça o que funcione para que ele deixe de chorar!!! Exceto, dar com um martelo na cabeça dele, porque isso não pode (risos)!!!
Então, quer dizer que cada vez que o bebê chorar, a mamãe deverá acolher e acariciar este bebê, para evitar que chore?
Depende, porque ás vezes, alguns pais cometem o erro de fazer demais certas coisas, A parte de acordar, que acordem!!! A partir disso os bebês quando estão dormindo fazem ruídos e se movem sem que ninguém tente acordá-lo. Então, é claro, se cada vez que o bebê fizer um ruído, comecem a acender a luz e mecher no berço, o bebê se despertará.
Quando a mamãe tem seu bebê ao seu lado, é muito cômodo, porque na maioria das vezes, basta com que a mamãe estenda um pouco a mão, acaricie o bebê e daí ele se tranquiliza. E então, não tem que se fazer nada a mais. Se o bebê está em outro quarto, quando a mamãe escutar o bebê já estará completamente acordado e quando a mamãe chegar ele já estará muito aborrecido, então custa muito colocar o bebê para dormir novamente, é por isso que muitas mamães se sentem mais cômodas com o bebê em sua cama.
Carlos González ressalta que independente do bebê dormir no mesmo quarto ou não, é possível que os pais NÃO tenham uma vida intima plena, visto que geralmente os bebês acordam de hora em hora e mesmo em outro quarto, precisará o papai ou mamãe, parar qualquer "atividade" para acudir o bebê.
Menciona também, que uma mamãe que dorme com seu bebê no quarto, tem mais chances de estar descansada para sua rotina diária e não se pode dizer que há algo errado nesta escolha. Também, porque o bebê ao sentir o cheiro, calor da mãe e escutar até seus ruídos pode se tranquilizar e propiciar alguns minutos ou horas mais, de sono para todos. Por isso o mais importante é que a mamãe tenha o direito de escolher onde seu bebê dormirá, sem que necessite se sacrificar e acima de tudo sem que receba críticas, inclusive dos pediatras.
A criança cria bons ou maus hábitos a partir dessa conduta?
Eu espero, que meus filhos durmam a maior parte do tempo de suas vidas acompanhados....Portanto se eu puder ensinar algo a meus filhos, será dormir junto, porque dormir sozinho é uma coisa muito estranha, que alguns seres humanos fazem entre os 5 e 20 anos, a maior parte de suas vidas seu objetivo não é dormir sozinho. Afortunadamente nem precisa ensinar-los a dormir acompanhado, isso já aprendem.
(Podemos pesquisar (traçar um plano) aos bebês:"- Vais deixar sozinho esse pequenino??? Mas, isto é terrível!!! Quando ele se casar não vai saber dormir com sua mulher. É terrível que durma sozinho toda sua vida")
A maioria dos mamíferos fazem isso, as crias dormem todas entrelaçadas. Assim dorme também os leões, são grandes feras, mas dormem assim.
Os soldados, em sua formação, são colocados em grandes quartos, todos juntos, um ao lado do outro. Não os deixam dormir em quartos separados, porque grande parte de sua formação consiste precisamente em que durmam juntos, porque em último momento diante do tiroteio o soldado não dá sua vida por sua pátria, nem por sua bandeira, nem por sociedade, o soldado dá sua vida por seus companheiros, que considera como irmãos. Por isso é importante que tenham vivido como irmãos para que possam lutar juntos.
Enfim, além desses benefícios em dormir juntos, ainda há outros como maior produção do aleitamento materno, diminuição da probabilidade depressão pós parto e fortalecimento do vínculo entre bebê e seus pais. No entanto a melhor forma é aquela que você e seu bebê melhor se adaptam, que lhe fizer sentir melhor e lhe deixar feliz, satisfeita e orgulhosa.
Sim, nada é regra, são só reflexões e algumas evidências cientificas, portanto o mais importante é seguir seu instinto, bebês sobrevivem dormindo sozinhos ou acompanhados e papais também, espero que tenham gostado e que façam suas melhores escolhas.
Deixo um vídeo de como escolhi dormir com meu bebê e como montei nosso quarto sem gastar muito, pode ser que lhe sirva de algo, Um grande abraço e até o próximo post.
Aqui está o link para assistir a entrevista na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=dzqHqQb0cL4
Participe de nosso Grupo no Facebook:http://goo.gl/H4SMOy
Inscreva-se em nosso canal no Youtube: http://goo.gl/bcyIdj